Calcule o número dos sapatos de João, José e Joana, tomando por base o comprimento do pés de cada um.
Comprimento do pé (cm)
João - 28
José - 26
Joana - 20
Para resolver esta situação-problema é necessária leitura investigativa (pesquisa) sobre os para conseguir a fórmula usada pelos fabricantes de sapatos.
Resolução:
A pesquisa revelou que o número do sapato é em função do comprimento do pé, em centímetros. A fórmula utilizada é: 5p + 28/4, onde p é o comprimento do pé, em centímetro.
Números dos sapatos
João - 42
José - 40
Joana - 32
Conteúdos a serem trabalhados: Conhecimentos gerais associados com a matemática e a efetivação de cálculos envolvendo as operações básicas: adição, multiplicação e divisão.
Objetivos da atividade: Incentivar a leitura, através de pesquisa sobre temas matemáticos, correlacionando com outros conhecimentos.
Habilidades trabalhadas: Desenvolvimento de capacidade para construir e relacionar conhecimentos gerais e matemáticos, aplicando-os na vida cotidiana.
Seqüência didática da atividade:
1) Incentivo a leitura como fonte de aquisição de conhecimentos gerais e específicos.
2) Estabelecimento de calendário para a pesquisa e demonstração dos cálculos.
3) Análise das pesquisas individuais.
4) Agrupamento dos alunos para discussão sobre as pesquisas e a resolução do problema, respeitando as individualidades.
5) Testar os resultados, através de medição real de pés.
6) Análise dos resultados.
sábado, 17 de maio de 2008
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2 comentários:
Olá Edileuza!
Essa atividade associa a matemática à nossa saúde. Isso é muito importante.
Edelvira
Boa noite colega! gostei dessa atividade pois ela associa a matemática a questões do nosso cotidiano. Abraço!
Cris prazeres
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