sábado, 17 de maio de 2008

Proliferação de bactérias

Desafio - proliferação de bactérias

O número de bactérias em um meio duplica de hora em hora. Se existem, inicialmente, 4 bactérias no meio, qual será o número de bactérias ao fim de 8 horas?

Resposta: 1024 bactérias

Resolução:

Legenda:
h = número de horas
no = número inicial de bactérias
n(h) = número de bactérias em função do número de horas

n(h) = no . 2h

n(8) = 4 . 2^8

n(8) = 1024 bactérias

Conteúdos a serem trabalhados: Potenciação, raciocínio lógico matemático e temas transversais, como: biologia, saúde e meio ambiente.

Objetivos da atividade: Incentivar o aluno para a pesquisa sobre temas matemáticos, fazendo as conexões com outras áreas do conhecimento e desenvolver a capacidade para trabalhar em grupos, interagindo com os colegas, respeitando a individualidade de cada colega.

Habilidades trabalhadas: Desenvolvimento de capacidade para resolver situação-problema através dos conhecimentos matemáticos sobre potenciação, utilizando o raciocínio lógico para aplicar a estratégica adequada para a compreensão dos fenômenos do cotidiano.

Seqüência didática da atividade:
1) Incentivo a pesquisa sobre a interferência das bactérias no universo.
2) Estabelecimento de prazo para resolução do problema.
3) Resolução individual do problema proposto.
4) Verificação das estratégicas e respostas individuais de cada aluno.
5) Agrupamento dos alunos para discussão da resolução do problema, respeitando as individualidades..
6) Análise dos resultados.
7) Conclusão da atividade, demonstrando, matematicamente, o número de acertos e erros.e sugerindo leitura para aprimoramento de conhecimentos sobre o tema.

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