sábado, 17 de maio de 2008

JOGO - Dominó

Jogo de dominó


Regras[1]
A forma mais comum de jogar o dominó no Brasil é entre duplas (4 jogadores 2x2), onde cada jogador recebe 7 peças, ou jogar-se com 2 jogadores com 7 pedras cada um e 14 pedras para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.
O primeiro a jogar pode ser por duas regras:
O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão, carretão, bucha, dozão, carrão) sempre começa a partida, ou
Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador.
O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual).
O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores.
Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.

Conteúdos a serem trabalhados: Noções de quantidade, igualdade, probabilidade e temas transversais, como: conhecimentos gerais sobre historico e regras do dominó e a sua relevância nas atividades lúdicas.

Objetivos da atividade: Demonstrar a aplicabilidade da matemática em atividades lúdicas e desenvolver a capacidade do aluno para trabalhar em grupos, competindo com os colegas, respeitando a individualidade de cada colega e, principalmente, incentivar o aluno para a pesquisa e aprendizagem de forma prazerosa.

Habilidades trabalhadas: Desenvolvimento de agilidade nas atitudes, fazendo uso do raciocínio lógico matemático para aplicar a estratégica adequada para competir e vencer.

Seqüência didática da atividade:
1) Incentivo a pesquisa sobre a historio e regras do dominó.
2) Estabelecimento de prazo para a apresentação da pesquisa.
3) Discussão sobre o resultado da pesquisa.
4) Organização do ambiente para a realização do jogo.
5) Escolha dos participantes (grupos)
6) Análise dos resultados.
7) Conclusão da atividade, demonstrando, matematicamente, o número de vencedores e perdedores.

[1]Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki. Acesso em 16 maio 2008 (adaptação).

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