sábado, 17 de maio de 2008

Desafio: As pombas e o gavião

Desafio – As pombas e o gavião

Um gavião chega a um local onde existam várias pombas e fala:

- Bom dia minhas 100 lindas pombinhas!

Uma das pombas responde:

- 100 pombas não somos nós; com mais dois tantos de nós e com você, amigo gavião, 100 pássaros seremos nós.

Quantas pombas estavam no local?

Resposta: 33 pombas

Resolução: sendo x o número de pombas

x + 2x - 1 = 100

3x = 100 - 1

3x = 99

x = 99/3

x = 33


Conteúdos a serem trabalhados: Equações do 1º grau e raciocínio lógico matemático.

Objetivos da atividade: Incentivar o aluno a pensar e demonstrar que a linguagem algébrica é uma poderosa ferramenta para resolver problemas, mediante a sintetização, em fórmulas, de fatos do nosso cotidiano.

Habilidades trabalhadas: Equacionar dados matemáticos para solucionar situação-problema.

Seqüência didática da atividade:
1) Idealização do cenário contendo os pássaros.
2) Abordagem de temas transversais, como: meio ambiente e ética no troca de experiências entre os alunos.
3) Motivação para os alunos construírem procedimentos de resolução do problema, individualmente, utilizando os conhecimentos matemáticos.
4) Comparação, entre os alunos, das respostas individuais.
5) Verificação das respostas fornecidas pelos alunos.
6) Sugestões para os alunos equacionem o problema.
7) Análise das equação/solução
8) Conclusão da atividade, inclusive, enfatizando a importância da matemática no cotidiano dos indivíduos.

2 comentários:

YoneMaria disse...

Oi, Edileuza1
Tanto gostei que copiei para aplicar.
muito legal!

Carlos Guimaraes disse...

Obrigado pela ajuda, porém, ao formar a equação você colocou -1, quando seria +1, e quando passou o número para o segundo membro, não inverteu o sinal, mais o resultado bateu com o meu, por isso agradeço a ajuda.