sábado, 17 de maio de 2008

JOGO DE DADOS




Os dados são pequenos poliedros gravados com determinadas instruções. O dado mais clássico é o cubo (seis faces), gravado com números de um a seis. Existem também dados de duas faces (representados por moedas), três faces (igual a um dado clássico de seis lados, mas com apenas três números, sendo cada um repetido duas vezes), quatro faces (em formato piramidal), oito faces, dez faces, 12 faces, 20 faces, entre outros.

Outras formas de dados:

Regras
Gira a peça e libera-a em uma determinada área. Observa oa figura que ficou no topo. Pode ser jogado, também, atraves de roletas.
A função do dado é gerar um resultado aleatório que fica restrito ao número de faces dele. Esse resultado, então, pode ser manipulado (caso seja um número) através de fórmulas, se o jogo exigir.

Conteúdos a serem trabalhados: Noções de quantidade, igualdade, probabilidade e formas geométricas.

Objetivos da atividade: Trabalhar o conceito de formas geométricas e fazer demonstração de probabilidade de fenômenos matemáticos, associando os conhecimentos sobre maior e menor, numericamente.

Habilidades trabalhadas: ampliação do domínio numérico, através da observação dos números de cada lado do dado e contagem de pontos. Entendimento do conceito de cubo e probabilidade.

Seqüência didática da atividade:
1) Efetuar pesquisa sobre a formas das peças e regras do jogo.
2) Estabelecimento de prazo para a apresentação da pesquisa.
3) Discussão sobre o resultado da pesquisa.
4) Organização do ambiente para a realização do jogo.
5) Escolha dos participantes (grupos)
6) Conclusão da atividade, demonstrando os conhecimentos adquiridos.

Um comentário:

thais wagner disse...

oi,
assim fica muito gostoso estudar matemática!
enviei o end de seu blog para uma amiga, colega de matemática!
acho que ela vai gostar, ela já havia me falado sobre a utilização de dados como recursos didático na matemática em sala de aula.
bjks
thais